Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vocês escolheram, eu li: Cebola Crua com Sal e Broa de Miguel Sousa Tavares

IMG_20180714_134435.jpg

 

Miguel Sousa Tavares é tudo menos uma pessoa consensual: ou se odeia ou se gosta. Não há ali meio termo. Confesso que enquanto autor li praticamente todos os seus livros e gosto. Gosto da forma despretensiosa como escreve, das figuras de estilo que utiliza, da forma como brinca com as palavras. Creio para mim e penso várias vezes enquanto o leio que claramente herdou o gene da mãe para a escrita.

 

"Cebola crua com sal e broa" não desiludiu. É na verdade uma autobiografia bastante interessante que traz à luz pormenores interessantes da história de Portugal mas também da vida em sociedade durante a o crescimento pessoal

e profissional do autor. É um livro que se lê bem, com pitadas de humor curiosas e inesperadas, num estilo de escrita que tão caracteriza o MST.

 

"Não é impunentemente que um tipo cresce a comer arroz de feijão toos os almoços e cebola crua com sal e broa todos os lanches"

 

Confesso que leste livro demorei o meu tempo a lê-lo porque houve partes que quis reler, digerir e levar o meu tempo até que assentasse no meu espírito. Por muito ódio ou asco que se possa ter ao Miguel Sousa Tavares, confesso que muito provavelmente se deve ao facto de ter sido coerente nos seus valores e princípios durante a sua vida. Mesmo que isso lhe tenha trazido muitos dissabores. Tal como ao seu pai, voz declarada contra a ditadura que Portugal viveu e que teve um impacto enorme na vida e gestão familiar.

 

Ler o "Cebola Crua com Sal e Broa" é reconnectar com um Portugal que muitos já não se lembram, um Portugal que gerações mais novas nunca conheceram, e as gerações mais velhas jamais se esquecerão. Este livro tem para mim a capacidade de ligar o passado a um presente que pretende um futuro audaz e próspero, mas que sem conhecer a história, jamais se conseguirá evitar que a mesma se repita no futuro.

 

Por isso, por muito asco, ódio ou desdém, "Cebola Crua com Sal e Broa" é definitivamente um livro a ler. Se já o leram, partilhem a vossa opinião. Digam da vossa justiça, mesmo que a vossa opinião, seja diferente da minha. Afinal de conta, foi em prol da liberdade de expressão e de pensamento que se fez uma revolução!

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin