Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

25 de Março, 2019

Viver com uma DII - Reaprender a comer

Vera Gomes

 

reaprender a comer.PNG

 

Alimentação...

Alimentação é provavelmente o maior quebra cabeças que existe nas Doenças Inflamatórias do Intestino. Aquele ponto em que suscita mais dúvidas e que todos, que sofremos com uma destas patologias, estamos mais vulneráveis a embarcar em conselhos que de úteis não têm nada (bem pelo contrário, podem ainda agravar mais a sintomologia). 

 

Foi por isso que na entrevista que dei para a Revista Saúda de Março falei um bocadinho sobre alimentação, a necessidade constante de reaprender a comer por causa das intolerâncias temporárias que a Colite Ulcerosa ou o Crohn trazem aos pacientes. Esta é uma das principais razões pelas quais não há uma dieta que dê para toda a gente, embora se saiba, que em períodos de crise em que se tem uma quantidade herculea de diarreias, uma dieta pobre em resíduos (ou seja, pobre em fibras) pode ajudar. Mas já não é o que todas as pessoas fazem quando têm diarreia?

 

Já no passado falei do tópico alimentação aqui no Escadinhas e nunca é demais reler os posts.

 

Nunca é demasiado tarde para os ler ou reler. Até porque quando o médico diz "pode comer de tudo" não é própriamente mandar abaixo feijoadas e cozidos à portuguesa como se não houvesse amanhã. Pode comer de tudo, dentro de uma alimentação equilibrada e variada, evitando as os alimentos em que comprovadamente se tem uma intolerância e reintroduzindo alimentos sempre que se esteja mais estável. Ah! e claro, há alguns quadros clinicos que requerem cuidado especial com a alimentação para evitar complicações: por exemplo, doentes com estenoses devem evitar fibras não soluveis (por exemplo milho, cogumelos) sob pena de ocorrer uma obstrução. O que é uma obstrução? Simplesmente um cano entupido (intestino com a comida que não passa), que pode levar a uma cirurgia urgente. 

 

Os mesmos posts são igualmente úteis a quem está a pensar a recomendar esta ou aquela dieta. Se não são nutricionistas certificados e especialistas nestes tipos de doenças, é melhor nem mandarem bitaites.