Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

24 de Fevereiro, 2020

Vamos ver auroras? Parte 3

Vera Gomes

 

Temos a viagem marcada, a mala cheia de roupa que garante que não congelemos, é altura de zarpar rumo ao destino e apreciar o que estará à nossa volta.

 

Como as auroras só as vão ver à noite, podem sempre fazer algumas actividades durante o dia. Eis a que fiz:

 

  • Trenó puxado por cães

Primeiro convém saberem que os cães são extremamente devidamente cuidados. Os cães do ártico, por incrível que pareça, adoram temperaturas negativas e sentem-se desconfortáveis com temperaturas positivas. São super dóceis, super entusiastas para correr e é vê-los a rebolar na neve como eu me rebolo numa toalha de praia.

IMG_0588.JPG

 

É sem sombra de dúvida uma oportunidade de aprender mais sobre os cães do ártico (e sinceramente pensar no crime que é ter huskies no Verão enfiados numa varanda em Lisboa), sobre o treino que fazem, a personalidade de cada cão, e sobretudo apreciar a paisagem magnifica que se vai vendo.

 

IMG_0612.JPG

 

 

  • Vila Sami

O povo Sami é um dos povos indígenas do Ártico. São os únicos que têm permissão de possuir renas e não deixa de ser curioso a relação que têm com as mesmas. As renas vivem em liberdade excepto nos meses de Inverno. Nessa altura, os Sami recolhem as renas para que as possam alimentar. Curiosidade: antes de as voltarem a libertar na natureza verificam a saúde dentária das renas. Isto porque as mesmas perdem dentes, e se não tiverem uma boa dentição acabaram por morrer por não conseguirem alimentar-se. Então essas renas, são levadas para o matadouro em vez de serem levadas para a natureza.

 

IMG_0671.JPG

 

Infelizmente, nem tudo vai bem com os Sami, porque foram despojados de alguns direitos e não são bem vistos por aqueles que colonizaram as terras em que eles sempre viveram. Onde é que já vimos isto, não é?....

 

  • Pescar no gelo

Não é propriamente a actividade mais excitante que se pode fazer no Ártico, contudo, quantos de vocês já fizeram um furo no meio de um lago para tentarem pescar peixe? Pois… exacto! Por isso mesmo, nem que seja ma vez na vida, é para se fazer. E foi o que fizemos. Não pescamos nada, mas vimos uma água absolutamente límpida independentemente do sitio onde fizemos o buraco. Tão límpida que víamos o fundo do lado!

 

 

 

Próximo e último post: alguns conselhos...