Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

17 de Fevereiro, 2020

Vamos ver auroras? Parte 2

Vera Gomes

IMG-20200131-WA0004.jpg

 

 

Ora depois de escolhido o sítio, marcada a viagem para ver auroras, e saber o que por lá se vai fazer, chega aquela altura de começar a preparar a mala. Dizem os senhores que no Ártico, nesta altura do ano, a temperatura, normalmente, ronda os -25 e os -35. Sim, leram bem menos vinte e cinco graus Celsius e menos trinta e cinco graus Celsius. Tendo isto em mente percebemos que não tínhamos uma única peça de roupa no roupeiro que servisse para a viagem. Iniciou-se uma saga de compras:

 

  • Roupa exterior

Se têm roupa de ski provavelmente estão safos. O importante é terem roupa própria para condições extremas, à prova de água, e com isolamento (basicamente é daquela roupa fofinha que parece que tem espuma entre a parte de fora e o forro). Acabei por comprar quase tudo num site online de promoções (de certeza que existem online) e o que faltou, comprei na Decathlon. Aliás, Decathlon é um bom sítio para comprar este tipo de roupas a preços relativamente acessíveis.

Tenham em atenção que calças de ganga não são opção e nem aconselho a meterem na mala para um destino como Abisko. Há calças com forro polar que são uma boa opção, não para andarem no exterior, mas para usarem no interior dos edifícios.

 

  • Roupa interior

Tudo roupa térmica. Camisola e leggings térmicas para usar por de baixo da roupa exterior. O truque é… camadas! E eu usei por norma três camadas de roupa no tronco: duas térmicas e o casaco exterior. Cuecas e soutiens podem levar o que têm casa. Já as meias têm de ser de lã (as melhores são as de lã de Merino) porque a lã, mesmo com pezinhos suados, não arrefece os pés. E isto é um ponto muito importante, porque acreditem, os pés arrefecem muito rapidamente. Tal como o resto do corpo, convém levarem dois pares de meias postos. Conseguem comprar quase tudo em lã de merino. Não tenho receio do investimento porque vale a pena. E além disso, lã merino seca rápido e não guarda cheiro.

 

  • Calçado

Ora este é um ponto vital! Não tenham medo de investir num bom par de botas (em alternativa podem alugar na altura da vossa reserva). Nós resolvemos comprar já a pensar em futuras viagens, para rentabilizar todo o investimento que fizemos em roupa e equipamento para condições extremas. Depois de muito procurar, acabei por comprar no site da Sorel (uma das melhores marcas para este tipo de condições), na altura dos saldos. Sortuda como sou por ter pés pequenos, comprei na secção de crianças o que ficou quase ao mesmo preço que umas botas de cano alto normais. O modelo que comprei serve para temperaturas até -40 celsius (menos quarenta, sim) e mesmo assim… pezinhos arrefeciam bastante rápido.

 

IMG_20200107_200510.jpg

 

  • Acessórios

Coisas tipo gorros, luvas e aquecedores de mãos e pés são igualmente obrigatórios. Aconselho vivamente daquelas máscaras que parece que vão assaltar um banco por debaixo do gorro. Luvas também são dois pares: uma mais finas (mas quentes) com os dedos todos, e as de fora, impermeáveis e daquelas que só têm o polegar e 4 dedos juntos. Há umas porreiras forradas a lã de merino. Comprem sem medo.

Agora, aquecedores pés e mãos: basicamente são umas saquetas (podem comprar na Decathlon) que quando tiram do saco plástico e em contacto com o ar ambiente (no interior de um edifício apenas) capturam calor e ficam quentes por cerca de 5 horas. Serão os vossos melhores amigos. Levem duas para as mãos e uma em cada pé. Notem, que convém guardarem os aquecedores das mãos nos bolsos, por exemplo das calças, e meterem entre as luvas quando as mãos começarem a ficar frias. Aqui fica a caixa dos aquecedores dos pézinhos:

IMG_20200202_200655.jpg

 

 

Boas notícias: depois de tudo vestido, por norma as agências locais dão um fato de macaco para vestir por cima, mega quente e forro quente. Depois de vestirem tudo, se uma rena vos der uma marrada, não dão por ela. (ver primeira foto do post)

Por falar em renas, próximo post sobre esta viagens: actividades para se fazer enquanto esperam pelas auroras!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.