Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Será pedir muito?

domingos max.JPG

 

Por muito que queiramos ignorar, virar a cara ao lado, fingir que não acontece, certo é que ter Crohn ou Colite Ulcerosa vem com uma etiqueta com um preço a pagar. Ter uma doença inflamatória do intestino não significa que a nossa vida acabe, mas é certo que acaba a nossa vida tal como a conheciamos até então. Passamos a gerir, por vezes a microgerir, todas as nossas decisões do dia-a-dia, algo que dantes não tinhamos com que nos preocupar. E o preço por vezes é beeeeem alto. 

 

Quando vi a mensagem de aniversário do Domingos ao seu Crohn, foi mesmo isso que pensei: convivemos, aprendemos muito, perdemos muito também. É por isso que cada vez mais estou convencida que a petição que eu e a Ângela lançamosno inicio do ano e, que aguarda discussão na Assembleia da República, é fundamental. Não que vá curar doentes, mas porque vai ajudar-nos naquelas pequenas coisas que temos que gerir. Note-se: são pequenas para vocês que não têm a doença, mas para nós são "pequenas" coisas que fazem TODA a diferença. Tão básico como voltar a sair de casa para ir às compras; ter a família por perto quando ficamos em crise; diminuir o gasto mensal em saúde da nossa família. 

 

Infelizmente, está a demorar imenso tempo a que seja discutida em sessão de Plenário do Parlamento. Até me podem dizer: "olha que é normal" ou "olha que o processo até está a ser rápido". Porra! 8 meses à espera para quem tem uma doença crónica imuno-mediada é tudo menos rápido! A minha saúde e vida (ou ausência destas), a do Domingos, e a de tantos outros em Portugal não se compadece de prazos administrativos! Não fica ali em modo pausa para só recomeçar depois da burocracia administrativa. 

 

O ano está a terminar e sabem o que eu gostava de ter no meu Sapatinho ou que o gorducho de barbas trouxesse? A data de discussão em Plenário. E que o Coelhone da Páscoa em vez de chocolate trouxesse boas novas aos mais de 20 mil portadores de Doença Inflamatória do Intestino. Será pedir muito?

 

3 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin