O dia em que a Assembleia da República acordou de roxo....
Estou de volta! Depois de uma semana em portugal em trabalho e em luta pelas DII (já me disseram várias vezes para escerver um livro sobre gestão de tempo e juro que ando a pensar no assunto com os milagres que saco), estou de volta à labuta depois de um fim de semana em modo: dormir, comer, xixi, para recuperar da semana que passou.
Foi uma semana com muitas vitórias, inclusive para a luta que encetamos em Portugal pelas Doenças Inflamatórias do Intestino. Organizei a minha primeira manifestação de sempre, pacífica que eu não acredito que violência seja a solução e de facto compensou.
Às 7h da manhã eramos poucos e bons, e já estavamos atarefados a encher e colocar os balões roxos (cor que simboliza as DII a nível i
nternacional) com um panfleto. A Antena 1 chegou pouco depois, mais tarde o Correio da Manhã. Houve pessoas que ficaram o dia todo, outros que ficaram parte do dia, outros uma hora ou duas. Nas redes sociais circularam fotos, mensagens de apoio. Todos participaram como puderem e sem sombra de dúvida Juntos Fomos Mais Fortes.
Eu e Ângela, enquanto signatárias da petição, pedimos para ser ouvidas pelos Grupos Parlamentares e pelo Presidente da Assembleia da República. Reunimo-nos com um assessor do PCP, o PS (Deputado João marques); e com BE (Cataranina Martins e Moisés Ferreira), estes dois na escadaria do Parlamento.
O Bloco de Esquerda e o PCP entraram já com duas propostas de Resolução no seguimento da petição. Entretanto, depois da nossa conversa com o Deputado Moisés Ferreira, redigiu e irá submeter uma pergunta ao Governo sobre "Comparticipação de suplementos alimentares e de alimentos especiais a pessoas com doença inflamatória do intestino"! Diria que apesar de nada estar decidido, é já uma grande batalha ganha!
Óbviamente a luta continua: ainda não temos data para discussão da petiçao na sessao de plenário; será necessário que as propostas de resolução sejam aprovadas e claro, que haja medidas implementadas. A procissão ainda vai no adro, paciência é uma virtude e eu não desisto facilmente. E vocês: estao comigo? Estamos juntos?
Foto: extracto do Correio da manhã de 14/03/2019