Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

22 de Abril, 2019

No Dia Mundial da Terra,: água, papel higiénico e bidés! 6 dicas para idas ao wc mais ecológicas!

Vera Gomes

a3465afb6e8df94eda311b3d4c3a3720.jpg

Hoje é o Dia Mundial da Terra, aquele em que desde 1970 se tenta sensibilizar para alguns cuidados acrescidos para tomarmos conta do nosso planeta. Afinal de conta, é o único em que há chocolate, por isso há que estimá-lo bem! 

 

Para assinalar o dia, e sendo eu uma cagona mor aqui na vizinhança, decidi escrever este post sobre aquilo que conheço melhor: papel higiénico, casas de banho e a pegada ambiental de tanta ida ao wc. Apertem os cintos que isto pode ser longo...

 

Ora, mais do que nunca estamos despertos para as consequências da acção humana no ambiente e no ecossistema e para as alterações climáticas. É certo que pequenos gestos podem ter um impacto significativo e as idas à casa de banho são apenas um exemplo.  Há já umas semanas que ando a investigar o assunto por mera curiosidade. Não descobri estatísticas especificas para Portugal (Instituto Nacional de Estatística, aqui fica a dica), mas descobri para outros países e por isso irei partilhar algumas convosco, porque não quero que vos falte nada. 

 

Ora muito bem, o problema do papel higiénico é que além das arvores que são cortadas para serem usadas no seu fabrico, também implica um grande consumo de água. Exemplo: nos Estados Unidos são usados anualmente 36.5 biliões de rolos de papel higiénico o que corresponde a 15 milhões de árvores. Isto envolve cerca de 1.792.723.703.255 litros de água e 253.000 toneladas de cloro para branqueamento. Depois há que juntar a isto a electricidade para a produção (17,3 terawatts/ ano) e ainda a energia e materiais para a embalagem e transporte até às lojas. (Ufa! até estou exausta só de escrever estes números todos). 

 

Ou seja, para produzir 1 singelo rolo de papel higiénico gastamos cerca de: 140 litros de água; 1.3 kilowatt/ hora de electricidade e cerca de 6,8 kg de madeira. 

 

Há quem defenda que os bidés são uma boa alternativa ao papel higiénico, não só em termos ambientes mas inclusive se pensarmos na higiene. Segundo os dados que encontrei, a quantidade de água que um bidé usa é trivial quando comparada com a do papel higiénico. Para um bidé, digamos, dentro da média dos bidés, usa-se cerca de meio litro de água. (Não sei quem fez os calculos, mas olhando para o bidé que está ali no wc diria que gasta um bocadinho mais do que meio litro de água). Alguém mande este post ao Raminhos já que ele é super fã de bidés!

 

Em contrapartida, se pensarmos no consumo de água de cada vez que abrimos o autoclismo, percebemos que usamos cerca de 15 litros de água para uma descarga só para mandar o papel higiénico cano abaixo (ok ok... é papel higiénico e algo mais :P). Se uma pessoa for, em média 8 vezes ao wc por dia, entre número 1 e número 2, estamos a gastar, em média e contas assim por alto, cerca de... 120 litros de água SÓ para mandar sanita abaixo!

 

A malta com uma DII bate recordes de consumo de água e de papel higiénico.... Uma DII, além de tudo o resto, não é eco-friendly...

 

O que podemos então fazer para minorizar o nosso impacto nas idas ao wc? Ficam aqui umas dicas:

1) Reduzam o uso de papel higiénico ou usem bidé;

 

2) Metam umas garrafas cheias de água dentro do autoclismo. Reduzem o volume te água disponivel no reservatório e ainda poupam uns trocos na conta da água;

 

3) Sabem quando abrimos o chuveiro e ficamos à espera que saia água quente? Pois usem uns baldes para recolher essa água e usem-na para mandar as coisas sanita abaixo;

 

4) Sabem aquela coisa irritante de carregar no botão de autoclismo e a água ficar sempre a correr? Pois: evitem isso e caso detectem uma fuga de água consertem de imediato o autoclismo e/ ou a canalização. 

 

5) Existe já tecnologia disponível de "low-flush toilets" ou seja, sistemas que usam menos água. Se estiverem a pensar em remodelar a vossa casa de banho, tenham em consideração esta hipótese.

 

6) Idas nocturnas ao WC dispensam que puzem o autoclismo. Fecham o tampo da sanita e façam uma descarga única de manhã. O ambiente agradece e os restantes habitantes do lar (e quiçá vizinhos) agradecem. Ah! E lembrem-se: quanto menos puxarem o autoclismo, menos pagam de consumo de água!

 

Se tiverem mais dicas para tornar as idas ao wc mais ecológicas, é favor deixar nos comentários! Ideias são bem vindas! 

 

 

4 comentários

Comentar post