Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Músicas com história: para ouvir em modo repeat

raymond_bowman_robert_capa_1.jpg

 

 

Às vezes cruzo-me com músicas que me ficam no ouvido, que arrepiam a espinha e são tão deliciosas que é impossível esquecer. Taro dos Alt-J, uma banda inglesa, é uma delas.  Um colega de trabalho apresentou-me à música e explicou-me a história da mesma. Fiquei ainda mais rendida: fui ouvi-la pretsando mais atenção à letra, à musicalidade e pronto: completamente rendida à genialidade da letra e dos arranjos. 

 

 

A canção "Taro" descreve a vida de Gerda Taro, uma fotografa de guerra de origem judia, e do seu parceiro de vida, Robert Capa, um fotojornalista húngaro (considerado o melhor fotografo deguerra de todos os tempos). Gerda e Robert morreram separadamente cobrindo guerras em meados do século XX. Gerda morreu durante a Batalha de Brunete em 26 de Julho de 1937 da Guerra Civil espanhola, enquanto Robert morreu vários anos depois, em 1954, quando pisou uma mina terrestre, quando fazia uma reportagem sobre a guerra na Indochina a pedido da revista Life. A canção Taro descreve os eventos e a reunião dos dois na vida após a morte. 

 

Na foto acima, uma das fotos mais conhecidas de Capa, "The last man to die" que foi tirada a 18 de Abril de 1945, durante os confrontos para manter uma ponte segura em Leipzig (Alemanha). O soldado na foto, Raymond Bowman, foi morto por um sniper. Esta foto e outras circularam na época na revista Life. 

 

E agora, ouçam a música, e digam lá se não é magnifica!

 

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin