Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

10 de Novembro, 2020

Hidradenite supurativa: que é isso?!

Vera Gomes

IMG-20201007-WA0001.jpg

 

De acordo com o site da CUF a Hidradenite supurativa é uma condição crónica e recorrente da pele, localizada em zonas de fricção e irritação. Na mulher, predomina nas virilhas, axilas e pregas inframamárias e no homem nas nádegas e região perianal. Causa pequenos nódulos inflamados e dolorosos que podem tornar-se muito volumosos, originando  frequentemente abcessos que acabam por drenar pús e originar cicatrizes exuberantes que interferem com o movimento e qualidade de vida do doente.

Soa a algo espectacular, não é? Agora vou dar-vos a minha versão: a hidradenite supurativa é um problema na pele, sem cura, que quando dá um ar da sua graça, fico com berlindes cheios de pus, ganho um andar novo, penso 4 vezes antes de me sentar e dependendo do sítio onde aparecem, passo noites em branco por causa da dor.

Note-se: a minha versão nem é muito agressiva. Há malta que chega a precisar de cirugia!

E agora a cereja no topo do bolo: "Devemos ainda mencionar uma associação a doenças imuno-mediadas como espondilartrite e doença inflamatória intestinal." Isto são as palavras do Dr. Pedro Mendes Bastos, Médico especialista em Dermatologia e Venereologia. O meu gastro desde o momento em que lhe mostrei a foto de um dos berlindes que disse imediatamente "Hidradenite Supurativa, consequência da tua Colite Ulcerosa". A Dermatologista idem aspas.

Por isso, é isto: além da doença inflamatória do intestino agora tenho outra doença crónica na pele, que sinceramente, no meu caso não mata mas mói para caraças. Porque já se sabe que um mal nunca vem só e é comum as pessoas com Crohn ou Colite Ulcerosa terem umas "amigas", também elas nada simpáticas.

É por ter uma amostra do quão desafiante (para não dizer merdoso) é viver com Hidradenite Supurativa que apoio a petição que o grupo Hidradenite Supurativa Portugal lançou. Se ainda não assinaram, aconselho vivamente que o façam!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.