Escravas do Poder
Acabei de ler este livro. Recomendo vivamente a leitura apesar do assunto ter tão de sério como de grave. Não é uma leitura leve pelos exemplos mencionados de casos reais.
Estima-se que cerca de 80% das vítimas de tráfico são entregues à prostituição. Lydia Camacho, a autora, escreve sobre as conversas que manteve nos diversos canto do mundo (e cita) as vítimas, traficantes, mafiosos e proxenetas. Demonstra a ligação do tráfico sexual a vários tipos de indústrias (turismo, pornografia, contrabando, droga, venda de orgão e terrorismo).
Por vezes tenho a sensação que vivemos tão no nosso mundinho que nem nos apercebemos do sofrimento alheio e do quão rasca e podre é a raça humana.
Deixo um excerto do final :
"Descobri que, para sermos sobreviventes, temos de o fazer em Liberdade. Só dessa forma se pode tomar a decisão de sair da dor. Só assim as meninas e os meninos resgatados da escravatura podem amanhecer um dia c om a certeza de que estar vivo entre humanos significa algo diferente. Então, renascem aos nossos olhos para nos darem lições sobre como reinventar a alma. Para que isto suceda, quem as acompanha no caminho deve partir de uma noção clara de ética de alteridade."