Dia Internacional para a Eliminação de Violência contra as Mulheres
É hoje. E eu subscrevo.
Pessoalmente já sofri várias formas de violência, felizmente sem grandes mazelas físicas, mas com muitas semanas a andar na rua a olhar por cima do ombro.
Violência não é só agressão. É o seguirem-nos na rua só porque querem meter conversa, é o assédio nas situações mais inusitadas e quando precisamos de ajuda, é olharem para nós e fazerem com que nos sintamos pequeninas (no meu caso ainda mais).
Já fui seguida, agarrada, assediada, abordada com propostas menos simpáticas. Já sofri tentativa de rapto e de violação. Já fui agredida na rua só porque sim. Conheço outras mulheres que foram agredidas por adolescentes enquanto lhe roubavam a carteira; a quem partiram o nariz por um desconhecido na rua só porque não tinham 1€.
E isto sem falar nas brutalidades que acontecem noutros países em que as mulheres são queimadas, apedrejadas, violadas, etc etc. Sem falar nas mulheres vítimas de violência doméstica, seja ela física ou psicológica. Quem sente a necessidade de desrespeitar a mulher só para melhorar a sua própria auto-estima, é uma besta!
Por isso, eu hoje apoio a cauda do Dia Internacional para a Eliminaçao da Violência contra as Mulheres.
#ViolenceAgainstWomen