Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

21 de Março, 2019

Da série "A estupidez humana não tem limites" #4

Vera Gomes

download.jfif

 

Há já algum tempo que não escrevia nada nesta magnifíca rúbrica que nos faz desejar que as viagens para Marte rapidamente se tornem realidade.  Não é por falta de inspiração, que tenho coleccionado pérolas que um dia destes até escrevo outro livro só com as bacoradas que me vão dizendo. Contudo, esta semana, talvez por causa da Primavera, têm sido umas atrás das outras. Como a semana ainda não acabou e eu não tenho todo o tempo que gostaria para escrever posts, deixo-vos aquela que me fez soltar um "what da fuck?!" tão sonoro que o Nano até deu um salto e largou o osso. 

 

 

Para terem algum contexto, este foi um comentário feito a uma notícia sobre Doenças Inflamatórias do Intestino e o trabalho de uma investigadora portuguesa. Obviamente, por razões de privacidade e protecção de dados, não coloco o nome da pessoa nem o irei divulgar, por isso escusam de pedir (eu sei que irao ficar mortinhos para aprender umas coisas com a pessoa em questão). Avancemos então: a pessoa  deixou o seguinte comentário à notícia. 

 

Comentário 01.JPG

 

Confesso, nem sei por onde começar porque cada frase em si é uma pérola e eu não quero só dizer coisas más.... Vamos então por partes: "Colite Ulcerosa é uma doença inflamatória" correcto. Por isso é que faz parte do grupo de doenças que se chamam "Doenças Inflamatórias do Intestino". E continua "... logo infecciosa". E pronto.. o sobrolho começa a tremer! Uma inflamação e uma infecção são coisas diferentes. Uma infecção é provocada por um vírus, um fungo ou por uma bactéria. Exemplo: Gripe é uma infecção viral; Pneumonia pode ser uma infecção bacteriana. A pessoa em questão poderá melhor compreender a diferença entre inflamação e infecção aqui. (Não quero que lhe falte nada). 

 

Avancemos. "Costuma aparecer a quem tem sexo anal". Oi? Como disse? Nenhuma das doenças inflamatórias do intestino são sexualmente transmíssiveis (nem sequer são contagiosas!) e isto inclui Colite Ulcerosa (só para sermos bem claros porque a pessoa mais tarde dizia que era só válido para Colite e não para Crohn). Além disso, se a Colite Ulcerosa aparece a quem tem sexo anal, como explica que bebés, crianças, e pessoas que nunca tiveram sexo anal tenham Colite Ulcerosa? Será que teremos resposta? Duvido. É melhor distribuir calduços, rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria por esta alma perdida na sua ignorância e regá-lo com água benta. 

 

E para terminar a análise quase criminal deste comentário as duas últimas frases: "Situações de stresse podem influenciar negativamente o quadro clínico de doenças como colite ulcerosa e doença de Crohn. Pois são doenças que podem provocar depressão e stresse". Bom, de facto o a forma como o paciente gere o stress pode influenciar negativamente o quadro clinico das Doenças Inflamatórias do Intestino e agravar alguma sintomologia. (Só para que se note, segundo ponto positivo no comentário). Depois, a justicação é "porque são doenças que podem provocar depressão e stress" e aqui entramos naquela velha adivinha, quem nasce primeiro: o ovo ou a galinha? Misturar causa com consequência é muito giro, constrói-se uma sequência de palavras e tchan tchan constrói-se  (supostamente) frases mas sem qualquer significado. Nao é por ter stress ou depressao que uma pessoa desenvolve uma Doença inflamatória do Intestino, mas claro que muita gente desenvolve depressão porque, foda-se!, ter crises que podem durar anos e ter periodos de cagar-se pelas pernas abaixo, é preciso uma estaleca que nem toda a gente tem! Já para não falar na parte do "não tem cura"!

 

Ora, perante a indignação de algumas pessoas e pacientes com Crohn e Colite Ulcerosa sobre a ligação entre Colite Ulcerosa e sexo anal, a pessoa em questão, achou por bem, uns dias depois fazer um novo comentário para validar e fundamentar a sua afirmação. Peguem nas pipocas e sentem-se. Prontos?! Aqui vai: 

 

Comentário 02.JPG

 

Juro-vos... é muito dificil ler isto e não querer distribuir porrada porque isto já não vai lá com falinhas mansas. Ora, vejamos como se justifica uma afirmação infundada: "eu li algures, mas já não sei onde nem sei quem disse, mas sei que era um sitio que me pareceu credível. Até podem haver outras causas para a Colite Ulcerosa, mas eu acredito que a principal razão é sexo anal". Que se fodam os conhecimentos e investigação médica! Isso é para bacocos! O que importa é que esta pessoa leu, não sabe onde, uma coisa que não sabe o que é, e faz todo sentido que quem faz sexo anal desenvolva Colite Ulcerosa. E agora a pergunta de 1 milhão de euros: e quem tem Crohn no recto (vulgo cu): também é porque fez sexo anal? E pessoas que nunca fizeram sexo anal, não gostam de sexo anal nem se aproximam de sexo anal? E... se for com um vibrador e não com um pénis, a pessoa também desenvolve Colite Ulcerosa?

 

Ficarei obviamente à espera ,que pessoa tão ilustre e culta nas suas crenças, esclareça as dúvidas que me assaltam o espírito. Espero, inclusive,  vê-lo na Faculdade de Medicina a dar um workshop sobre "as causas da Colite Ulcerosa como eu li na internet". Recomendarei a todos os Gastros e a todos os investigadores médicos que conheço e farei questão em estar presente. Não importa quanto custe o bilhete de avião! 

 

Se entretanto a pessoa em questão ler este meu post, terei todo gosto em oferecer um exemplar do livro "conViver com as Doenças Inflamatórias do Intestino", escrito por mim e com a ajuda de quem sabe muito mais do que eu, para que aprenda umas coisas. Basta que me envie a morada para vera-gomes@sapo.pt . De nada! Temos que ser uns para os outros!

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.