Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crohn vs Colite Ulcerosa: afinal, quais são as diferenças?

 

img2.jpg

 

 

As doenças inflamatórias do intestino (DII) referem-se a condições crónicas que causam inflamaçao do revistimento e nas paredes do intestino. As DII mais comuns são Crohn e Colite Ulcerosa e assemelham-se em muitos dos sintomas: diarreias, perdas de peso, inchaço e dor abdominal. Mas na verdade, apesar de partilharem alguma

sintomologia (o que nem sempre facilita o diagnostico), têm também muitas diferenças! Na imagem acima podem ver algumas das diferenças mais "básicas" por exemplo, no que diz respeito à àrea afectada o Crohn pode atingir qualquer parte do tubo digestivo, da boca aos anûs, e de forma intercalada. A Colite Ulcerosa atinge o intestino grosso, do recto em direcção ao intestino delgado, e de forma contínua. 

 

Na tabela abaixo, pode ver uma comparação entre as caracteristicas da Colite Ulcerosa e do Crohn: 

   

Capture.JPG

 

 

Dentro da Colite Ulcerosa, pode igualmente existir diversas designações consoante a área afectada.

dreamstime_m_51329155.jpg

Tal como referi acima, no caso da Colite Ulcerosa, a inflamação intestinal quase sempre afeta o reto (proctite ulcerosa) e a parte final do intestino grosso, mas pode afetar todo o cólon (pancolite ulcerosa ou pancolite ulcerativa). Mas como como podem ver na imagem, pode igualmente haver a designação de "Colite Distal" quando afecta o recto, o sigmoide e todo o lado esquerdo do colón; ou "proticte sigmoide" quando afecta o recto e uma parte do lado esquerdo do colon. 

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin