Como fazer a melhor e mais deliciosa Foccacia?

Quem me vai seguindo nas redes sociais sabe que tenho um Master Chef pessoal cá em casa. Alguém que adora cozinhar e experimentar receitas novas e que de facto alivia o stress enquanto o faz. E quem sou eu para me intrometer?!...
Depois da nossa viagem à Sicilia em Setembro e a Milão em Outubro, ficamos um bocadinho desapontados ou pela ausência de uma boa Foccacia ou pela má qualidade das mesmas. Vai daí, o Master Chef decidiu deitar mãos à obra e fazer a sua própria Foccacia. Para isso andou a procurar na sua base de dados e encontrou a receita no site Give Me
Some Oven. Eu como sou vossa amiga, traduzi a receita e juntei mais umas dicas. Ora vejam:
Ingredientes:
- 1 1/3 chavena com água quente
- 2 colheres de chá de açucar ou mel
- 1 pacote de fermento (cerca de 10grs)
- 3 1/2 chavena de farinha
- 1/4 chávena azeite (mais para "polvilhar")
- 2 colheres de chá de sal grosso
- 2 ramos de alecrim fresco
- sal grosso
Juntem a água quente e o açucar (ou mel) e mexam. Povilhem o fermento no topo da água, mexam. Reservar por cerca de 5 a 10 minutos.
Liguem o misturador, batedeira ou lá como se diz em português, e juntem gradualmente a farinha, o azeite e o sal. Mexam a massa durante 5 minutos (se a massa não está a colar, podem sempre adicionar um bocadinho mais de farinha).
Retirem a massa da taça e usem as mãos para formar uma bola. Untem uma taça com azeite, coloquem a massa lá dentro, cubram com um pano e deixem a massa repousar num sitio quente durante cerca de 45 a 60 minutos, ou até ao momento em que a massa quase que dobrou de tamanho.
Aqueçam o forno a 200 graus. Coloquem a massa numa superficie previamente polvilhada com farinha, ou num circulo ou num rectangulo, até que a massa fique com cerca de 2cms de altura. (Se gostam da foccacia mais fina, espalhem mais a massa). Deixem a massa repousar durante 20 minutos.
Estendam papel de cozinha, povilhem com sal e alecrim (dica com base na nossa experiência) e coloquem a massa. Com os dedos, façam "uma casinha para grilos" (ou seja, um buraquinho). Coloquem uma colher de azeite (ou podem também espalhar o azeite por toda a massa), polvilhem com alecrim fresco (as gulhas do alecrim) e sal grosso.
Levem ao forno por 20 minutos ou até a massa estar cozida e ligeiramente dourada. Retirem do forno, e se quiserem, podem pincelar com azeite.
Cortem em fatias e sirvam quente.
Bom apetite!!!