Chegou aquela altura do ano em que é preciso falar disto!
Chegou o Outono e com ele o ínicio da época fabulosa dos narizes fanhosos e dos lenços de papel. É nesta altura do ano em que um pobre coitado apanha uma puta de uma gripe e decide que se calhar a coisa até passa, vai trabalhar e só quando está à beira da morte, decide ir ao médico. Ou então o puto apanhou uma gripe no colégio, contagia a familia toda, e passado uma semana está tudo doente. Torna-se por isso importante relembrarmos alguns pontos fundamentais:
1) Gripe é altamente contagiosa
Por isso, têm que ter em mente que mesmo que ainda não tenham sintomas, se estiveram em contacto ou próximo de alguém com gripe, a puta mesma irá servir-se de vocemessês para chegar ao próximo hospedeiro. O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias. O período de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e vai até 7 dias depois; nas crianças este período pode ser maior. Portantos, não sejam terroristas gripais, ok?
2) Todos iguais, mas todos diferentes
Para alguns de vocês pode ser uma semana a canjinha de galinha e cházinhos em casa, um paracetamol aqui e acolá e a coisa passa. Para um imunodeprimido (como eu e uns uantos milhares em Portugal), um gripe é quase uma sentença de morte: o sistema imunitário vai entrar em loop, há montes medicamentos não podemos tomar, e o que seria uma semana em casa a canjinha torna-se no Pesadelo em Elm Street que nos pode atirar para mais um internamento.
3) Sem vergonhas!
Por isso, meus caros, para se protegerem a vocês próprios e não serem terroristas gripais, é favor:
- Reduzam, na medida do possível, o contacto com outras pessoas;
- Lavem frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilizem toalhetes ou aqueles gel desinfectantes que dá para trazer no bolso ou na carteira, por exemplo;
- Use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum);
- Ao espirrar ou tossir protejam a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilizem as mãos. E se utilizarem as mãos, é favor lavar ou desinfectá-las imediatamente!
- E pelas alminhas deste e do outro mundo: tomem a porra da vacina da gripe, ok? A vacinação reduz muito o risco de contrair a infeção. Se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações
E um esclarecimento final: Para aqueles que dizem e clama que a tomaram a vacina e tiveram uma gripe de caixão à cova: a vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença (entenda-se: a gripe!). No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infeções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina.
Portanto, já tomaram a vacina da gripe este ano?