Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

28 de Julho, 2016

Budapeste: Top 10 em estátuas

Vera Gomes

Tal como referi, Budapeste está repleta de estátuas e estauinhas em tudo quanto é sítio, de todos os tamanhos e feitios. Umas mais giras, outras mais elaboradas. Partilho convosco o meu Top 10.

 

SAM_5378.JPG

 A estátua de Reagan foi erigada na Praça da Liberdade em honra da sua ajuda em acabar com o comunismo. Curiosamente, na mesma praça há dois outros momentos: um às tropas soviéticas que libertaram a Hungria dos Nazis (em frente à embaixada dos Estados Unidos), e outro às vítimas da ocupação Nazi e que está envolto em grande polémica.

SAM_5380.JPG

 

 

 

SAM_5479.JPG

 

 

SAM_5480.JPG

Vi a estátua e gostei. Fiquei intrigada e resolvi ler a placa que explicava o porquê de uma mulher no meio de um passeio. Para minha surpresa, a estátua foi ali colocada como homenagem a dois diplomatas portugueses (Sampaio Garrido e Carlos Branquinho) que ajudaram a salvar mais de mil húngaros perseguidos por motivos raciais e políticos durante a ocupaçao nazi. O local onde se encontra a estátua foi outrora o local da Embaixada Portuguesa de Budapeste.

 

SAM_5485.JPG

 A Princesinha. Um obrigatório em Budapeste. Além disso, basta fazer um agradável passeio ao fim da tarde junto ao rio para a encontrar.

 

SAM_5504.JPG

Uma estátua um quanto ao quanto sinistra mas que achei curiosa a um poeta húngaro do qual não me lembro do nome.

 

SAM_5520.JPG

 

SAM_5583.JPG

 

SAM_5619.JPG

 A Princesa Sissi. Impossível ir a Budapeste, dizerem-me "ai e tal se fizermos um pequeno desvio podes ver a estátua da Sissi" e não ir lá vê-la! Quem não se lembra da Romy Scheinder e dos filmes que protagonizou com a história da Sissi que passavam na RTP1 aos Domingos à tarde?!

 

SAM_5717.JPG

A minha preferida: o Anónimo.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.