Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bruxelas: a cidade dos 5 "quase"

3-things-are-infinite-the-universe-human-stupidity

 

 

 

Vivo em bruxelas há quase 5 anos. Não é uma má cidade para se viver assim que nos acostumamos a uma série de coisas como a confusão dos serviços públicos, a ausência de serviço ao cliente, os horários das lojas que não dá grande oportunidade a gastar o dinheiro que se ganha (óptimo para poupar), etc. E sobretudo, quando nos habituamos aos "quase" da cidade:

 

1) Quase sol e quase céu azul

 

Contam-se pelos dedos de uma mão os dias por ano em que de facto se tem um verdadeiro céu azul, sem pinta de nuvens no céu. Ou então está quase sol, porque está sol, mas está aquela neblina alta, chata, que faz a luz do sol esmorecer...

 

2) Quase bom tempo

Não chove, não está frio (nos parametros belgas) está bom! Não mexe mais! Sabem aquela coisa de estar na rua à noite de calções e manga curta? Pois, desde que me mudei para bruxelas, eu também não. 

 

3) Quase sem poluição

A cidade tem imensos espaços verdes. Mesmo! parques, jardins, florestas. Mas mesmo assim os níveis d epoluição são de tal ordem que volta e meia temos avisos para evitar actividades no exterior ou, como aconteceu no meu primenro ano cá, proibem os carros de entrar na cidade. Acham que o trânsito ca VCI ou do IC19 é mau? Experimentem fazer o Ring de Bruxelas algures entre as 5 da manhã e as 21h e depois digam qualquer coisa. Perspectivas, meus caros, perspectivas!

 

4) Quase calor

Com 20 graus os nativos e os nórdicos acham que estão no meio do deserto Sahara. Épico de se ver. A malta do Sul da Europa olha para eles com aquela expressão: 

wtfmeme.jpg

E para terem uma noção: 3 dias seguidos com temperaturas máximas de 26 graus é considerado onda de calor. 

 

5) Quase boa para cliclistas

Bruxelas tem a vantagem de praticamente uma cidade plana sem muitos altos e baixos. O que é bastante bom para a malta andar de bicla de um lado para o outro sem deixar os pulmões a um metro de distância da cavidade corporal onde devem estar. também têm ciclovias. Dizem... Umas fofinhas e queridas outras que basicamente são pintadas na faixa de rodagem dos carros. Isto é: tiram o espaço que o carro precisa para circular para pôr uma bicicleta. No mesmo espaço esperam que um carro e uma bicicleta caibam e transitem de forma segura. 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin