Assembleia da República: o que por lá se passou ontem
Como sabem no ínicio do ano eu e a Ângela Silva lançamos uma petição que visa melhorar as condições para doentes de Doenças Inflamatórias do Intestino (Crohn, Colite Ulcerosa e as outras quem embora não sendo tão comuns também fazem parte deste grupo).
Neste momento a petição conta com mais de 6 mil assinaturas e ontem tivemos as primeiras reuniões com alguns grupos parlamentares da Assembleia da Républica, para enquadrar e explicar o que a petição pretende. Eu e a Ângela fomos recebidas pelos seguintes grupos parlamentares, numa tarde de trabalho árduo em que andamos a correr os corredores da Assembleia da República. Num momento de pausa (nem de propósito em frente a um wc), pudemos respirar um bocadinho e recuperar o fôlego para as reuniões seguintes.
Embora nao tinhamos obtido resposta (ou não ter sido possivel conciliar agendas) ao nosso pedido de audiência de alguns grupos parlamentares, tivemos reuniões com os seguintes grupos parlamentares:
- PCP - Deputada Carla Cruz
- BE - Cristina Andrade (assessora do grupo parlamentar)
- PSD: Cristovão Simão Ribeiro
- PS: João Marques
Nestas reuniões podemos explicar os pontos da petição e ainda partilhar preocupações sobre outros tópicos (por exemplo o acesso aos tratamentos biológicos). Todos os grupos parlamentares expressaram a sua preocupaçao com este tema e disponibilizaram-se para estudar mais a temática e analisar possiveis soluções/ propostas para as medidas que propusemos.
Se o trabalho terminou aqui? Nem pensar! Apenas agora começou!!!! A petiçaoirá continuar a recolher assinaturas até termos data para entrega (talvez final de Março). Depois a mesma seguirá os procedimentos previstos na lei e necessários por parte dos serviços da Assembleia da República (por exemplo verificação das assinaturas para apurar quantas serão válidas). Depois a mesma descerá à Comissão parlamentar da Saúde para discussão e mais tarde discussão em sessão plenária do Parlamento. Note-se que todo este processo poderá demorar... meses. Senão anos! (viva a celeridade da democracia portuguesa).
De qualquer forma, a primeira batalha está ganha: temos mais de 4 mil assinaturas válidas (quantas mais melhor), tivemos uma primeira abordagem muito positiva. E agora é preparar os passos seguintes! ;)
P.s.: Ah! e muito em breve teremos mais novidades! ;) Prometemos contar tudinho em breve!