As bolachas que TODA a gente gosta
Depois de vários pedidos e para facilitar a vida a toda a gente, aqui fica a receita das maravilhosas bolachas de aveia e maçã, que claramente não faço as vezes suficiente ao longo do ano.
Na verdade, há quatro anos que as faço. Com a diferença que, por causa das restrições que fui tendo (sortesia de uma doença activa e a chatear), desta vez foi a primeira vez que fiz a receita sem qualquer tipo de substituição. Por isso, aqui vai a receita original!
Ingredientes:
- 1 chávena (125 gramas) de farinha multiusos
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/4 colher de chá de noz-moscada moída
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 chávena (115 gramas) de manteiga sem sal, amolecida
- 1/2 chávena (100 gramas) de açúcar mascavo claro
- 1/4 chávena (50 gramas) de açúcar granulado
- 1 ovo grande
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 e 3/4 chávena (175 gramas) de aveia em flocos
- 1 maçã média (120 gramas) descascada, sem caroço e cortada em pedaços pequenos
Nota: apesar desta ser a lista da receita original, eu uso apenas metade (no máximo) da dose de açucar. Ainda assim, ficam doces, pelo que, dependendo do gosto de cada um, poderão reduzir ainda mais o açucar. Notem que a própria maçã poderá ser mais ou menos doce e convém ter isso em atenção.
Modo preparação
- Numa tigela grande, misture a farinha, a canela, a noz-moscada, o bicarbonato de sódio e o sal. Deixe de lado.
- Bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar granulado até ficar homogéneo. Adicione o ovo e a baunilha, mexendo bem após cada ingrediente.
- Adicione lentamente os ingredientes secos aos ingredientes húmidos e misture até incorporar. Junte a aveia e a maçã picada até incorporar totalmente.
- Cubra e ponha a massa no frigorífico por pelo menos 30 minutos (isto vais ajudar a moldar a massa sem que ela se cole a tudo)
- Pré-aqueça o forno a 190 graus Celsius. Forre o tabuleiro com papel vegetal ou um tapete siléptico (daqueles fixes de ir ao forno, lavar e reutilizar).
- Retire a massa do frigorífico. Com duas colheres de sopa, faça bolinhas (como se faz para os bolinhos de bacalhau), coloque no tabuleiro e achate.
- Vai ao forno por 12-15 minutos. Convém ir dando um olhinho para ter a certeza que não queimam.
- Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro cerca de 5 minutos. Depois, transfira para um recipiente. Eu coloco em caixas tipo tupperware, com papel de cozinha. Só fecho a tampa depois de estarem completamente frias.