Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ainda dizem que não há alterações climáticas?

b74f5ac2e69651b2c192e436bb9a1ac3.jpg

 

Bruxelas tem tido dias de Verão como raramente vistos. Aliás, Bruxelas está a entrar numa onda de calor não tarda nada: 3 dias seguidos com temperaturas acima dos 26 graus. Chuva, nem vê-la há meses. Já usei roupa de Verão nesta cidade que normalmente só uso quando vou de férias ou em Portugal. Já me queixei do quão quente está, de quanto desejaria uma piscina e já fiquei dentro de casa por ser "mais fresco". 

 

Este ano tenho ido a miúde a Portugal, como é do conhecimento público. E todas as vezes que vejo a previsão meteorológica para Lisboa ou Porto apanho autênticos

banhos de água fria. Tenho que levar casacos quentes, mangas cumpridas (quando aqui ando sem mangas), botas, e... guarda chuva. Aliás, da última vez que estive em Lisboa em fim de Maio até andei a tentar comprar um porque chovia a potes. E o Sol? O céu azul de Lisboa? Aquela luz que só Lisboa tem? Pois... nem vê-la!

 

Ou o S. Pedro anda armado em esperto (alguém o meta a um canto de castigo), ou há para aqui um problema com o clima. Sei que isto vai soar a como se eu fosse um dinossauro, mas ainda sou do tempo em que tinhamos 4 estações bem vincadas; em que tinhamos Verão e noites quentes de Verão para ficar no terraço em amena cavaqueira; das Primavera amenas; os Invernos chuvosos e sombrios. 

 

Nos dias que correm nao há nada disto. E depois vamos na rua e vemos pessoas que se vestem de acordo com o tempo, outras de acordo com o mês de calendário. É aquele sentimento de dilma que se apodera de uma pessoa quando se vai vestir de manhã no fim do mês de Junho e tem que calçar umas botas; ou no mês de Novembro e tem que pôr umas sandálias. É esquizofrénico!

 

O tempo nunca mais voltará a ser o mesmo, é certo. Contudo não deixo de sentir uma nostalgia pelas 4 estações do ano, pelas noites quentes de verão e quando em fim de julho sabiamos que podias sair de casa de manga curta sem casado que não iriamos morrer de frio. Quem mais sente esta nostalgia? Quem mais acha que o tempo anda esquizofrénico?

 

3 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin