Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

30 de Janeiro, 2017

A fingir que isto é um blog de culinária #8

Vera Gomes

Meus amigos,

 

nunca a minha segunda feira começou tão bem como quando resolvi ter este bolo de cenoura para os meus pequenos almoços. Farta de ter sempre a mesma coisa, encetei uma busca por algo que pudesse comer e que "cortasse" a rotina culinária da primeira refeição da manhã. Tropecei num site de culinária muito... fora da caixa (out of the box para os que gostam de estrangeirismos): o Thug Kitchen.  Prós desta receita: não leva ovos, não leva manteiga nem outras cenas que eu não possa comer (a não ser o

açucar que substitui por stevia). Portanto, pela primeira vez em muito tempo (quase) pude fazer um bolito tal e qual a receita. Ah! Saltei a parte da cobertura porque nao gosto muito de coberturas nos bolos. Esquisitices minhas!

 

Ontem de manhã acordei cheia de pica e pus mãos à obra: cenoura raspada, leite de coco, sumo laranja, farinha, canela, gengibre, frutos secos picadinhos até à exaustão. Meti a empreitada no forno e esperei. A casa começou a ser inundada por um cheirinho a bolo que me fazia salivar cada vez que suspirava. E o resultado final, foi este:

 

IMG_20170129_113813.jpg

 

IMG_20170129_114021.jpg

 

Receita:

2 ½ chávena de cenoura raspada

1 ¾ chávena de leite de coco

1 chavena de sumo de laranja

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de extracto de baunilha

3 chavena de farinha (eu usei Branca de Neve)

1 chávena de açucar (eu usei stevia e por isso a quantidade é metade)

2 colheres de chá de bicabornato de sódio

2 colheres de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

½ colher de chá de sal refinado

1 chávena de frutos desidratados picados (eu usei alperces e uvas passas brancas)

½ chávena de frutos secos picados (eu usei uma mistura de frutos secos que havia lá em casa)

 

Preparação:

Numa taça média misture os ingredientes molhados: cenoura, leite, sumo laranja, azeite e extracto de baunilha.Misture bem.

Numa outra taça, misture os ingredientes secos. misture bem. Junte os ingredientes molhados mexendo bem.

Por fim, adicione os frutos desidratados e os frutos secos. mexa, meta numa forma.

Leve ao forno pré-aquecido, durante 45m (ou até o palito estar seco). Eu usei temperatura de 200º (mas eu e os fornos e as temperaturas não nos damos muito bem...)

 

 

1 comentário

Comentar post