Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

8 mitos das Doenças Inflamatórias do Intestino

BAKS Clothing Co..png

 

 

1) DII são contagiosas

Adoro quando me perguntam se Colite Ulcerosa ou Crohn é contagioso. Pela simples razão que claramente posso tentar informar melhor a pessoa que perguntou sobre este tipo de doenças. Não, as DII não são contagiosas. Não é conhecido o que provoca este tipo de doenças (E aliás, todas as doenças auto-imunes). Mas uma coisa é certa: não são contagiosas!

 

 

2)  SII & DII são a mesma coisa

Já tinha falado sobre as diferenças entre Sindrome do Intestino Irritavel e Doença Inflamatória do Intestino aqui no Escadinhas. Apesar de partilharem algum sintomas (tipo a diarreia, a dor abdominal) não coisas completamente diferentes, com tratamentos diferentes e consequências diferentes também.

3) A DII é minha culpa!

Algo usual que se ouve e que por vezes até fica implícito, é que ter desenvolvido este tipo de doença é porque eu não como correctamente, eu não faço desporto, eu não em quero curar, enfim… um rol sem fim. Na verdade: ninguém tem culpa por desenvolver este tipo de doenças. E reparem: infelizmente, este tipo de doenças está a aparecer cada vez mais em crianças e jovens (até bebés!). Não se sabe exactamente o que faz com que as doenças se desenvolvam, mas sabe-se que é uma combinação de factores (incluindo genéticos) que despoleta uma reacção anormal do sistema imunitário.  

 

4) DII são só doenças que fazem ir muito ao wc

Muitas idas ao wc são apenas uma das partes visível deste tipo de doenças. Existem muitos outros sintomas que incluem, fadiga, dores nas articulações, problemas de pele, problemas oculares, etc.

 

5) Pessoas com DII parecem doentes

Mais um mito. Aliás, lembro-me de ter ido ao hospital fazer uma colonoscopia de controlo e antes de ir o me chefe ter elogiado o meu ar tão saudável. Depois do exame, telefonei-lhe a dizer que iria ser internada e não sabia quando voltava a trabalhar. Mesmo em fotos tiradas em picos de crise, a única diferença que se vê é estar mais magra.

 

6) Pessoas com DII são sempre magras

Pois… nope. Nem todos perdem peso desmesuradamente. E por vezes, com certos tipos de medicação, ficamos assim rechonchudinhos a puxar pró balofo. Nunca irei esquecer quando passei de 35 para 70kgs em 4 meses por causa da cortisona….

 

7) Todas as pessoas com DII precisam de cirurgia

O objectivo do tratamento é controlar a doença e preservar o intestino. Infelizmente nem sempre é possível, por uma série de razões, alguns doentes não reagem à medicação, o quadro clinico é grave, e aí… é necessário remover parte ou a totalidade do intestino. A maioria das pessoas com Crohn ou com Colite Ulcerosa não requerem qualquer tipo de cirurgia.

 

8) DII tem cura

Se alguém vos dizer isto, estão autorizados de minha parte a darem-lhe um calduço. Crohn ou Colite Ulcerosa, tal como outras doenças auto-imunes, não têm cura. É possível controlar, é possível viver com a doença em remissão, mas não é possível curar. Precisamente, porque se tratam de doenças de origem desconhecida.