Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

8 famosos com uma das Doenças Inflamatória do Intestino

images.png

 

 

 

A Colite Ulcerosa ou o Crohn (as formas mais conhecidas das Doenças Inflamatórias do Intestino), podem surgir em qualquer mortal. Não se compadece de fama, dinheiro ou sucesso. Escolhi 8 famosos que têm uma destas doenças, mas não pensem que são os únicos porque não o são! Há mais! Há uns que falam abertamente sobre o assunto, outros nem por isso. O que é uma pena: porque se mais houvesse que falassem, mais as pessoas estariam sensibilizadas para estas doenças. 

 

Posto isto, aqui segue a minha selecção de celebridades:

 

  

 

 

Celebrity-colitis-03-pg-full.jpg

 

O ex-presidente pode ter tido um sorriso de coração, mas por trás disso foi uma dor. Embora estivesse escondido do público durante sua presidência, JFK lutou durante a maior parte de sua vida com diarreia severa e tomou drogas anti-espasmódicas para tentar controlar sua doença. Os comentários dos seus registros médicos indicam que ele pode ter sofrido de colite ulcerosa, e alguns relatórios mostram que ele foi diagnosticado ainda em criança. Outros relatórios sobre a sua saúde indicam que ele pode ter SII, ou síndrome do intestino irritável, em vez de colite ulcerosa, o que só mostra o quão díficil por vezes é um diagnóstico definitivo.

 

 

Celebrity-colitis-02-RM-pg-full.jpg

 

Amy Brenneman é uma conhecida actriz de Hollywood que actuou em sucessos de televisão como Judging Amy, Grey's Anatomy e Clinica Privada. Fora das cameras, ela usa o seu estatuto de celebridade como uma forte defensora da Fundação Crohn e Colitis of America (CCFA). Brenneman lutou com a colite ulcerosa, uma forma de DII, por anos antes de finalmente concordar com a cirurgia, o que, segundo ela, no site da CCFA, foi o que a ajudou imenso. Brenneman é uma defensora da CCFA, porque ela quer ajudar milhões de pessoas que sofrem de colite ulcerosa.

 

 

Celebrity-colitis-05-pg-full.jpg

 

 

O cinco vezes campeão olímpico de remo, Sir Steve Redgrave, é um dos atletas mais bem sucedidos do mundo. Enquanto ele treinava para os Jogos Olímpicos de Barcelona, ele foi diagnosticado com colite ulcerosa e sofreu crises severas. Recebeu tratamento para a DII e conseguiu competir com sucesso até se reformar após os Jogos Olímpicos de Sydney de 2000. Redgrave é uma das muitas pessoas famosas que apoiam Crohn & Colitis no Reino Unido e ajuda a conscientizar para a colite ulcerosa.

 

 

 

Celebrity-colitis-06-RM-pg-full.jpg

 

 

O ex-jogador de hóquei dos Edmonton Oilers e dos Chicago Blackhawks, Fernando Pisani, tentou ignorar seus sintomas leves de colite ulcerodsa após o diagnóstico. Mas em Julho de 2007, a estrela de hóquei ia à casa de banho pelo menos 30 vezes por dia e sofreu de desidratação e caimbras musculares, disse o próprio à Canadian Digestive Health Foundation. Ele tentou gerir a sua colite ulcerosa com esteróides e analgésicos, mas os sintomas continuaram, resultando numa perda de peso de cerca 20kgs. Finalmente, o tratamento com com os medicamentos biológicos ajudou a controlar a Doença Inflamatória do intestino e permitiu que ele voltasse novamente ao gelo.

 

 

  

Celebrity-colitis-07-RM-pg-full.jpg

 

 

Gregory Itzin, uma celebridade de Hollywood que brilhou na série de drama 24 e The Mentalist, vive com colite ulcerosa atrás das cameras. Ele diz à Fundação Crohn & Colite America que ele é capaz de gerir os seus sintomas com medicação e dieta. Itzin apoia a Fundação e, em 2010, gravou uma série de anúncios de serviço público para aumentar a conscientização sobre a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Podem ouvir um dos anúncios que fez aqui

 

 

 

Celebrity-colitis-08-RM-pg-full.jpg

 

 

A estrela de futebol Darren Fletcher, ex-jogador do Manchester United, lutou para manter o seu estatuto de super estrela de futebol enquanto lutava contra a colite ulcerosa. Diagnosticado em 2011, teve que se afastar de uma temporada antes de retornar ao campo em Setembro de 2012. Contudo, em Janeiro de 2013, Fletcher anunciou que estava iria retirar-se novamente para se submeter a uma cirurgia para controlar a sua colite ulcerosa e retomou a sua carreira no campo de futebol no final desse mesmo ano. Actualmente, com 34 anos, é jogador no Stoke City. 

  

 

 

 

download.jpg

Marina Caldas é jornalista de saúde há mais de uma década. Mas há mais de 15 anos, quando lhe foi diagnosticada colite ulcerosa, ainda não fazia a mínima ideia do que era a Doença Inflamatória Intestinal (DII), da qual fazem parte a colite ulcerosa e a doença de Chron.

 

 

644px-Joana_Teles.JPG

 

Joana Teles descobriu que tem Crohn no Natal de 2004. Na altura ficou rritada e revoltada por não perceber porquê. Os primeiros tempos foram complicados com várias crises. Em alturas de stress, a doença costuma manifestar-se, mas Joana aprendeu a gerir o stress com a prática de exercicio físico e "um calmante levezinho".

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin