7 Dicas para Colonoscopias mais meigas!
Provavelmente o pior exame que há para quem tem DII é uma colonoscopia. Nem é pelo exame em si, que a maioria das vezes é feito com sedação ou anestesia total, e o torna na melhor soneca de sempre. É mesmo pela preparação. Beber um liquido asqueroso para limpar a tripa, é o equivalente a uma tortura na época da Inquisição. Dois litros e sacam-nos tudo: a informação, os vómitos e o cocó.
Não há muito que possamos fazer porque é um mal necessário, mas podemos tornar o mal necessário o mais agradável possivel! Deixo-vos 7 dicas para tornar o Inferno, o mais agradável possivel! ;)
1) Dieta!
SIm, há uma dieta para se seguir uns dias antes: nada de frutas e vegetais por exemplo. O hospital dá sempre as orientações do que fazer e do que comer ou não. Normalmente dois dias antes começam as restrições. Eu confesso: começo 3 dias antes e no dia em que começo a preparação já não janto; ao almoço algo muito leve e de fácil digestão. Objectivo: quanto menos tiver para despejar mais rápida a coisa será. Se isto tem fundamento algum? Não faço a minima ideia, mas ajuda a que a coisa seja mais rápida e menos dolorosa.
2) Infra-estrutura
Ora bem, a certa altura sair do wc é impossível e por isso é importante que esteja o mais confortável possível. Portanto, há que ligar o aquecimento no wc atempadamente. Não queremos que o rabinho se constipe. Aconselho vivamente um banquinho para colocar os pés, e outro para ter tudo à mão. Uma mantinha para colocar sobre as pernas é sempre desejável!
3) Entreténs
Livros, portátil com bateria cheia e séries ou filmes e telemóvel (certifique-se que está carregado): nunca se sabe quando sentirá uma urge de fazer selfies enquanto esvazia ou de pedir ajuda a alguém que esteja por casa.
4) Cuidados com a pele
Não vale sequer a pena levantar-se quando acha que está tudo feito porque é mera ilusão. Vai demorar uns 30 a 60 minutos, na melhor das hipóteses e dependendo do liquido da preparação! Deixe-se estar sentado na sinta e não limpe o rabo entre descargas. A pele agradece. Poupa no papel, na água da descarga e na pele do rabo. No fim, limpe com toalhitas: o seu rabo agradece.
5) Mistela
Existem vários tipos de mistela. Provavelmente a minha preferia é a MoviPrep. Contudo, ao longo dos anos e da trintena de colonoscopias que já fiz, observei que dizem que sabem a laranja ou limão, mas quando começamos a beber só sabe mesmo a detergente da louça. Nao esperem algo super delicioso e que deixa as pupilas gustaivas a bater palmas. Claramente a malta nos laboratórios que disse que sabe a laranja ou limão, tem um grave problema de saúde e ainda nao sabe. Ajuda bastante se a água estiver fresca. No caso de ser um sem sabor, espremer um limão lá para dentro (dica de um enfermeira há uns anos valentes) ajuda bastante. Depois é fechar olhos e nariz, abrir a boca e beber a mistela. Se começar com vómitos, que também fazem parte, o ideal é ir intercalando com chá de gengibre (sem açucar). Ajuda a aparar a coisa sem o tapete da sala ficar inutilizado durante umas semanas.
6) Como saber quando está pronto para fazer a colonoscopia?
Quando fizer xixi pelo rabo, olhar para a sanita e estar tudo como se tivesse acabado de fazer descarga: parabéns! Está prontissímo para uma colonoscopia! É importante um intestino estar bem limpo porque irá permitir ao médico ver sem problemas o que se passa dentro da tripa. Nao vá sozinho para o hospital. Ou pelo menos não saia sozinho! Apesar de ser um exame comum e seguro, há sempre riscos associados, tanto ao exame em si como à sedaçao/ anestesia que se leva. Conduzir nas horas seguintes de todo a evitar!
7) Comida após exame
O intestino passou por um processo agressivo de preparação e andaram a escafunchar lá por dentro. Uma comida leve, com pouca gordura é sempre aconselhado, apesar de não existir restrições. Normalmente opto por peixe ou frango grelhado, com arroz branco ou legumes cozidos (dentro claro, daquilo que posso habitualmente comer). Poderá demorar uns dias a voltarem ao wc para necessidades fisiológicas sólidas. Nada de pânico: esvaziaram tudo e nao comem provavelmente há mais de 24 horas! Não esperem ter algo processado pelo sistema digestivo na manhã seguinte ao exame!