Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

6 Manifestações oftalmológicas das Doenças Inflamatórias do Intestino

olho_home.png

 

As Doeças Inflamatórias do Intestino (DII), por muito incrível que pareça podem impactar a saúde dos olhos dos portadores. Neste post irei listar 6 possíveis manifestações extra-intestinais a nível oftalmológico. 

 

1) Uveíte

Uma das complicações mais comuns da DII é a Uveíte, definida como uma inflamação dolorosa da úvea (a camada intermediária da parede ocular). Indivíduos que sofram de uveíte apresentam queixas de dor, visão embaçada, sensibilidade à luz e vermelhidão dos olhos. Estes sintomas podem surgir gradualmente ou repentinamente. Para diagnosticar a Uveíte, um oftalmologista (médico especializado no tratamento de doenças dos olhos) usa um microscópio óptico. Este é um microscópio especial que permite ao médico ver o olho do paciente por dentro. A Uveíte geralmente melhora quando a DII está sob controlo, mas o oftalmologista pode prescrever um colírio especial  (umas gotas)que contenha esteroides, para ajudar a reduzir a inflamação.

 

3) Queratopatia

Esta doença dos olhos é uma anormalidade da córnea que se desenvolve em alguns indivíduos portadores da Doença de Crohn. O instrumento usado para diagnosticá-la também é o microscópio ótpico, que possibilita ao médico visualizar depósitos, ou manchas brancas na córnea. A Queratopatia não causa dor nem leva à perda da visão. Portanto, normalmente não requer tratamento.

 

4) Episclerite

Este distúrbio é uma inflamação da camada externa da porção branca dos olhos, chamada episclera. Quando os pequenos vasos sanguíneos da episclera ficam inflamados, dilatam e a área torna-se avermelhada. Além disso, a episclerite pode causar dor. Colírios esteroides e vasoconstritores tópicos são comumente usados para tratar a episclerite, mas pode-see resolver sem tratamento, à medida que a DII é controlada.

 

5) Queratoconjuntivite Seca (olhos secos)

Este distúrbio, que é causado por uma redução na produção de lágrima ou um aumento da evaporação da película lacrimal, pode levar a uma infecção ou irritação dos olhos causando a comichão ou a sensação de ardor.

 

6) Outros problemas

A inflamação pode desenvolver-se noutras áreas do olho, tais como a retina e o nervo óptico, embora isso ocorra com pouca frequência. É importante observar que a DII pode não ser a única responsável por estes distúrbios; às vezes são as medicações usadas no tratamento da doença os causam. Por exemplo, o uso prolongado de corticoides pode levar a Glaucoma e Catarata.

 

Embora nem todas as pessoas portadoras da Doença de Crohn ou da Retocolite Ulcerativa sofram de problemas oftalmológicos relacionados à DII, é recomendável que se faça um exame regularmente com o oftalmologista. O diagnóstico precoce dos problemas oculares geralmente resultam num tratamento bem sucedido e na manutenção de uma visão saudável.

 

Fonte: http://www.gediib.org.br/Publicacoes/DII/detalhe/32?portal=publico

P.S.: O Escadinhas é finalista no Sapos do Ano na categoria de Saúde. Para votarem, basta ir aqui, inserirem o vosso email e seleccionar 'escadinhas.blogs.sapo.pt". Podem votar com mais de que um email e não se esqueçam de partilharem entre os vossos contactos para que eles também votem. Sem o vosso voto, as DII continuarão a ser desconhecidas por muitos!

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin