Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

21 de Novembro, 2018

5 livros para oferecer no Natal

Vera Gomes

812b043c144dd640358d18f13405b1b6.jpg

 

O Natal aproxima-se (ao que consta falta um mês e qualquer coisa) e já anda tudo doido a pensar "Que raio foi oferecer?". Pois bem, não desesperem! Livros é sempre uma boa opção, apoiam a cultura, ajudam alguém a aprender umas coisas, e se procurarem um bocadinho apanham umas promoções e descontos online que vêm sempre a calhar. Obviamente que por isso é que escrevo este post tão longe da data: é para terem tempo de procurar e encontrar os melhores preços. 

Sendo assim, deixo-vos 5 sugestões:

 

 

1) "conViver com Doenças Inflamatórias do Intestino", Vera Gomes, da Guerra & Paz

Eu sei... eu sei... Sou suspeita a falar deste livro. Por isso partilho a entrevista que saiu no Público sobre o assunto e talvez percebam porque o tenho que recomendar. Conhecem alguém com Crohn ou Colite Ulcerosa? Querem que alguém que conhecem perceba a "maravilha" que é ter uma doença inflamatória do intestino? Querem perceber como lidar com a besta? Então ESTE é O livro!

Dica: podem comprá-lo em qualquer livraria ou online (FNAC, Bertrand, Wook e no site da Guerra & Paz). Em alguns sites há desconto!

 

2) "Não se Deixe Enganar", Comcept, da Contraponto

Este é o tipo de livro que TODA a gente deve ler. Já tinha falado dele no Escadinhas e volto a recomendar. Explica numa linguagem muito acessível como funciona e em que se baseiam muitas das coisas com que somos bombardeados todos os dias na internet e até na comunicação social (Srs. Jornalista: ler este livro também dava jeito. Antes de escreverem asnerias, ok?). Por exemplo, explica como funciona a homeopatia; como se processam os estudos clinicos, etc. 

Igualmente à venda online e em qualquer livraria. 

 

3) "Sentença ou Oportunidade - uma questão de atitude", Lea Pinheiro, Porto Editora

Confesso que de todos os livros nesta lista, este é o único que ainda não li. Mas está na minha lista de compras na minha próxima viagem a Portugal. Léa tem uma colostomia e este livro conta a sua história. Conhecendo a Léa pelo que li sobre ela e pelo seu trabalho na Associação Portuguesa de Ostomizados, é um livro que comprarei. 

Está à venda na Wook

 

4) "Nós, os Micróbios e Uma Visão Alargada da Vida", Ed Yong, Temas & Debates

Outro livro que já passou aqui pelo Escadinhas. Se de facto vos interessa perceber como nós e as bactérias funcionamos, e em que ponto estamos na investigação do microbioma, este é o livro a ler. Eu li a versão em inglês, por isso não sei se a tradução em português consegue esparecer a simplicidade de linguagem com que Ed Yong, um jornalista especializado em comunicação de ciência, escreve este livro. Muito muito interessante para se informarem e perceberem o a e i o u do microbioma e distinguirem tretas de algo verdadeiramente promissor. 

Igualmente à venda em qualquer livraria e online. 

 

5) "E se... - respostas científicas a perguntas absurdas", Randal Munroe, Saída de Emergência

Este foi um livro que um amigo me emprestou já lá vão uns anitos. Randall Munroe tinha um blogue onde lhe colocavam as perguntas mais absurdas que alguém possa imaginar. Então ele resolveu pegar nessas perguntas, e dar-lhe uma resposta séria. Há perguntas deliciosas, mas as respostas conseguem sempre ser ainda mais deliciosas. Vale a pena lerem e prometo que haverão alguns sorrisos e gargalhadas pelo meio da leitura!

Igualmente à venda em portguês e em inglês, pelo menos na FNAC

 

Costumos oferecer livros pelo Natal? Algum que juntariam a esta lista ou que me recomendam comprar?

 

P.S.: O Escadinhas é finalista no Sapos do Ano na categoria de Saúde. Para votarem, basta ir aqui, inserirem o vosso email e seleccionar 'escadinhas.blogs.sapo.pt". Podem votar com mais de que um email e não se esqueçam de partilharem entre os vossos contactos para que eles também votem. Sem o vosso voto, as DII continuarão a ser desconhecidas por muitos!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.