Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

22 de Maio, 2016

5 Constatações de Cuba

Vera Gomes

IMG_5014.JPG 

As minhas duas semanas em Cuba levaram-me a estados de profunda refexão, provavelmente quase todos seguidos de mojitos ou daquiris. Aqui ficam algumas das minhas constatações:

 

1) Mosquitos comunistas estão a marimbar-se para repelentes capitalistas

Senhores, eu usei náo um, mas dois tipos de repelentes! Um mais forte do que um outro. Um em spary outro em roll-on. Posso dizer-vos e tenho testemunhas, que fui um banquete para mosquitos comunistas. Houve ali uns dias que acordava sempre com mais picadas. Mais: a primeira vez que fui mordida foi em plena luz do dia. Estava eu no recato do quarto e sinto algo no braço, olho e tenho um mosquito preto gigante a sugar-me o bracinho como que eu fosse uma iguaria capitalista em terras comunistas. 

 

2) Cada macaco no seu galho

Cada empregado seja do sítio onde for, tem a sua função: o que serve a comida não dá as bebidas nem põe a mesa nem levanta a mesa. São tarefas de outra pessoa. No supermercado (ou espécie de supermercado), a empregada que recebe o dinheiro não dá os produtos, mesmo que esteja por cima da cabeça dela. Haverá uma outra, responsável por dar os produtos ao cliente, que se irá pendurar em cima da caixa e dar-te o que pediste. 

 

3) Lagosta é mais barato do que táxi

Em Havana ficamos em dois hóteis diferentes. Um mais próximo de Habana Vieja do que outro. O preço, sempre negociável, rondaria sempre os 10 CUC's, qualquer coisa como uns 7 euros. Ora, a lagosta meus caros, é possível papá-la com intervalos de preço entre os 8 a 12 CUC's, e isto na zona turística. Estou certa que no Vedado ou no Centro se conseguem preços ainda mais em conta. 

 

4) Há uma escola comunista para senhoras da limpeza

E parte do seu programa curricular é aprender a fazer "estátuas" com as toalhas. Todos os dias viviamos a excitação de saber qual o animal ou produção artística que iriamos encontrar no regresso ao quarto: foram cisnes, corações, elefantes... enfim melhor do que o Kinder surpresa.

 

IMG_5249.JPG

 

IMG_5307.JPG

 

IMG_5334.JPG

 

 5) Mojitos e bartenders

Mojitos como é óbvio há aos pontapés e com preços bem simpáticos. O mais caro que bebi custou 4,5CUC's.... O meu objectivo de vida é trazer um cubano cá para casa e ter mojitos dos bons prontos a beber quando chego a casa do trabalho. Dizem eles que não é fácil de conseguir o visto, mas se o tipo for pequeno, eu tenho uma mala grande. Sempre se arranjam qualquer coisa.

 

IMG_5415.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.