Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

04 de Setembro, 2019

4 livros que li este Verão

Vera Gomes

O homem que não lê bons livros não tem nenhuma

 

Por incrivel que pareça, agora que vou com menos frequência ao hospital, ando a ler muuuito menos. Por isso, ando a tentar manter um ritmo de leitura aceitável e realista. Não que não leia. Leio imensas coisas diariamente: relatórios, newsletters, noticias, estudos.... Refiro-me a leitura de lazer, daquela que não está relacionada com trabalho, daquela que nos faz sentir leves ou nos mantém interessados em algum tópico. Objectivo: um livro por mês! Razoável, não?

Como no Verão as coisas andam sempre mais calmas, consegui ler 4 livros em cerca de 3 meses. (Loucura, eu sei!) São quatro livros que recomendo vivamente, por motivos diferentes e porque estou certa que nos fazem rir, pensar e aprender um bocadinho mais sobre o mundo em que vivemos. São eles:

 

 

1) Becoming, Michelle Obama

IMG_20190619_143238.jpg

Confesso que achei o inicio do livro um bocadinho enfadonho. Mas fez sentido a certa altura porque serviu de contexto para decisões e atitudes que se seguiram. Numa altura que o mundo anda às avessas, é refrescante ver que há quem consiga manter o bom senso e pés assentes na terra. Foi um livro que a certa altura me identifiquei bastante, sobretudo porque comecei a pensar nas actividades que levo a cabo, voluntariamente, para as Doenças Inflamatórias do Intestino e direitos dos doentes. O paragrafo final marcou-me imenso. Foi ler e pensar: é mesmo isto!

IMG_20190713_163201.jpg

 

 

2) Born a Crime, Trevor Noah

IMG_20190728_122159.jpg

Já vos disse que gosto imenso de biografias? Nota-se? Sim, esta é mais uma biografia do actual apresentador do Daily John que veio substituir o John Stewart. Trevor é sul-africano e nasceu ainda o Apartheid vigorava - daí ter nascido ser um crime: é filho de um homem branco e de uma mulher preta. É um livro que trata assuntos sérios e pesados, mas de uma forma que se torna leve e, confesso, soltei umas quantas risadas. Crescer e viver num país com segregação racial é uma experiência brutal (pela negativa acreditem), e que todos nós deveriamos saber mais sobre o assunto para que a História não se repita. A mãe do Trevor é sem sombra de dúvida uma mulher de garra e força, irreverente, que conseguiu sempre manter a sua independência e não se subjugar a um sistema castrador a todos os níveis, só porque nasceu com o tom de pele errado. E uma pista: o Trevor tem um episódio que envolve cocó. E digo-vos que não me lembro de ter rido tanto com uma passagem num livro. Aqui fica uma pequena parte da história do cocó...

 

IMG_20190731_095852.jpg

 

Eu li a versão em inglês, que sinceramente é metade do preço da versão portuguesa à venda. Se se dão bem com inglês, aproveitem. 

 

3) Factfulness, Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling 

 

IMG_20190602_115502.jpg

Sem dúvida um livro que todos deveriamos ler e ter sempre por perto. Confesso que adorei ler o livro e perceber que tinha muitas concepções erradas, em parte devido ao viés da informação a que estamos expostos (que muitas vezes adultera ou ignora factos). Este é um bom livro para nos ajudar a ter pensamento crítico na informação a que estamos expostos diariamente, a perceber como verificar se o que estamos a ver corresponde exactamente à realidade ou se a um filtro de alguém. Se querem perceber melhor o mundo à vossa volta e ter ferramentas para distinguir o trigo do joio, definitivamente este é um livro a ler! 

 

4) Mitos e Crenças na Saúde, de António Vaz Carneiro

 

IMG_20190728_121720.jpg

 

Ora, andando eu nestas andanças de saúde e direitos dos doentes, e melhores condições, faz todo sentido para mim que conheça e perceba melhor como é que de facto as coisas funcionam. Nos dias que correm somos bombardeados com soluções que prometem resultados magnificos e em desespero de causa somos muitas vezes tentados a experimentar( been there, done that). Este é um livro que se lê numa penada, tem uma linguagem bastante acessível e está devidamente fundamentado os vários mitos que desmonta. Sem sombra de dúvida um bom livro para quem quer clarificar alguns aspectos e não tem muito tempo para estar a ler livros gigantes. 

 

E vocês? Já leram algum destas sugstões? Opiniões? Que outros livros leram no Verão?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.