Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3 Manifestações reumatológicas das Doenças Inflamatórias do Intestino

depositphotos_173258650-stock-video-human-intestin

 

O sistema osteomuscular é o sistema afectado com maior frequência pelas manifestações extraintestinais da DII. Estas manifestações podem ser divididas em distúrbios reumatológicos e anormalidades do metabolismo ósseo. A lista que se segue é uma lista genérica, não exaustiva, das manifestações reumatológicas mais frequentes:
 
 
1) Artropatia periférica
É a mais comum, ocorrendo em 5 a 20% dos pacientes. Acompanha a evolução da doença subjacente, de modo que o tratamento bem sucedido da inflamação intestinal resulta na melhora da artrite. Afecta joelhos, quadril, tornozelos, punhos e cotovelos.
 
 
2) Espondilite anquilosante (EA)
Ocorre com menor freqüência, em 3 a 5% dos pacientes e manifesta-se como rigidez matinal, dor lombar e postura recurvada. Pacientes com Colite Ulcerosa têm 30 vezes maior incidência desta manifestação em comparação com a população em geral. O tratamento clínico da DII e a colectomia não alteram a evolução do quadro. Porém é mais observada como achado isolado. Na Colite Ulcersa, 15% dos pacientes apresentam exames radiológicos compatíveis com esta doença, apesar de assintomáticos.
 
 
3) Distúrbios do metabolismo ósseo
Entre outros, os mais comuns são osteoporose e osteopenia, afectando 23 a 59% dos indivíduos. Osteomalácia pode ocorrer em 1 a 5% dos pacientes com Crohn, geralmente devido à deficiência de vitamina D.
A osteonecrose é uma complicação bastante rara. A cabeça do fémur é a região mais afectada: o paciente apresenta dor local que é agravada à movimentação.
Frequentemente associa-se ao uso de corticosteróides, especialmente se usados em conjunto com
a nutrição parenteral total.

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbr/v46s1/a08v46s1.pdf

ttp://www.redalyc.org/html/2432/243217657007/

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21152/2/Cpia%20Manifestaes%20Extraintestinais%20da%20DII.pdf

P.S.: O Escadinhas é finalista no Sapos do Ano na categoria de Saúde. Para votarem, basta ir aqui, inserirem o vosso email e seleccionar 'escadinhas.blogs.sapo.pt". Podem votar com mais de que um email e não se esqueçam de partilharem entre os vossos contactos para que eles também votem. Sem o vosso voto, as DII continuarão a ser desconhecidas por muitos!

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Onde compro livros

Blogs de Portugal

Bloglovin