Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

30 de Junho, 2013

As coisas que descobri hoje

Vera Gomes

1) Que o arquitecto que fez a torre do edificio da Câmara de Bruxelas na Grande Place suicidou-se da torre porque quando terminaram, perceberam que o arco na base e o resto estava desalinhado.

 

2) O Maneken Pis ao longo da história foi roubado 5 vezes. Não se sabe muito bem que estátua é o original porque já fizeram tantas, depois foram roubadas, depois as roubadas apareceram, mas havia a cópia... que se confundiram todos e não sabem qual é qual.

 

3) Que até 1985 a Grande Place era um parque de estacionamento, apelidado de o parque de estacionamento mais bonito do mundo.

 

4) Que resta apenas uma pequena parte da primeira muralha da cidade de Bruxelas escondida entre prédios, e que uma segunda que foi constrída para aumentar os limites da cidade, passado 100 anos de ser construída foi novamente destruída.

 

5) Que o Palais de Justice, está em obras desde sempre, era um dos edíficios preferidos de Hitler. Não foi destruído pelos alemães aquando da invasão na II Guerra Mundial, mas como continha inúmeros documentos alemães, os Aliados incendiaram-no destruíndo todo o edificio em 1944. Na gíria, e porque o edificio está em obras há tanto tempo, há quem diga que está em obras desde 1944 (fez-me lembrar as obras de S. Torcato ou as obras de Santa Engrácia :P )

 

6) Que Bruxelas, criada no século X d.C, era uma ilha na zona de Saint-Géry. Ainda é possível ver um pouco do canal que circundava a igreja/ mercado / whatever (já foi tanta coisa que não percebi muito bem o que era inicialmente....) um pouco mais à frente. Hoje, Saint-Géry é um local in da cidade, com bares e restaurantes de todo o tipo. No edicio que outrora foi uma imponente igreja, é possível descansar nas esplanadas interiores e exteriores, é um centro cultural com exposições, e actividades tipo: pega num tabuleiro de xadrez e 'bora lá sentir ali e jogar. Confesso que adorei o interior do edificio, com muito Art Déco. Vale a pena uma visita!

 

7) Os pralines na realidade foram criados por uma mulher de um médico que tentou criar uma espécie de "remédio" com chocolate no meio. Não sei se curou doenças, mas estou certa que ainda hoje faz muitas pessoas sorrirem de tanta serotina que liberta :P

 

A próxima tour guiada, cortesia de um associado da Internations que se prepara é sobre Bruxelas na II Guerra Mundial e confesso, estou com bastante expectativa de participar novamente!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.