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Escadinhas do Quebra Costas

(con)Viver com Doenças Inflamatórias do Inflamatórias do Intestino. Aventuras, desventuras e muita galhofa! Que a rir custa menos e por isso "Sou feliz só por preguiça."

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02 de Outubro, 2019

Snack sem glúten, sem lactose e sem açucar adicionados? Sim, é possível!

Vera Gomes

Chips de Beringela.png

 

Eu ando obcecada em conseguir fazer chips de vegetais como deve ser. Compramos uma mandolina, andei a cuscar blogs e sites de cozinha. Ainda não cheguei à perfeição, mas estou lá! Vou por isso partilhar convosco, como fazer as chips de beringela que estão na foto: 

 

Lista ingredientes:

  • Beringela
  • Sal
  • Alecrim
  • Azeite

 

Cortem a beringela na mandolina (3mm). Coloquem as rodelas numa folha de papel de cozinha. Coloquem sal e cubram com papel de cozinha. Pressionem para absorver a humidade e deixem repousar durante pelo menos 5m. 

Coloquem o forno a 150º graus. Num tabuleiro coloquem papel vegetal, pincelem com azeite e povilhem com alecrim picado. Coloquem as rodelas de beringela. Pincelem as mesmas com azeite, sal e alecrim. Levem ao forno durante pelo menos 20 minutos. Virem as rodelas. Coloquem novamente no forno o tempo que for necessário para ficarem onduladas e mais ou menos crocantes consoante o vosso gosto pessoal. 

 

Comi parte quentes (não resisto) parte frias. Ambas são boas, apenas não tão crocantes como queria, mas penso que foi por ter aumentado a temperatura ao forno... São um delicioso snack entre refeições, ou para umas tapas. E fazem-se facilmente enquanto cozinham o vosso jantar! 

Notem que podem usar outros vegetais: corgete, batata doce, etc. A técnica é mesma!

Bom apetite!

 

 

P.S.: note-se que o título deste post é um bocadinho irónico. Eu como glutén, lactose em doses que a minha comprovada intolerância não berre e açucar adicionado em dias de festa. Dizem que "gluten, lactose e aúcar" são chavões para o clickbait e resolvi testar para comprovar se a teoria corresponde à prática. ;)